Vasos Compressores Conforme a NR-13 Teste Hidrostático

A realização da inspeção NR13 em todos os equipamentos que fazem parte da norma, é indispensável para que se possa garantir a segurança de todos os funcionários. Porém muitas indústrias deixam de cumprir parte da norma ao não incluir na inspeção NR13 equipamentos que também devem ser verificados. Veja a seguir alguns casos de equipamentos que devem passar pela inspeção.

Equipamentos que devem passar pela inspeção NR13

• Filtros de ar comprimidos;
• Mesas quentes pressurizadas;
• Cilindros rotativos pressurizados;
• Maquina de jato;
• Reservatório ar/óleo de compressores;
• Trocadores de calor;
• Auto claves;
• Pulmão de ar comprimido;

Etapas da inspeção NR13

A inspeção NR13 é dividida em duas etapas:

Etapa 1 – Fabricação do vaso de pressão. É de responsabilidade do fabricante realizar as inspeções de fabricação e ensaio.
Etapa 2 – Após a instalação na indústria do cliente. É realizada a inspeção inicial antes do equipamento entrar em operação pela primeira vez.

Vasos Compressores

Todo vaso compressor ou cilindro passam por variação de pressão por diversas vezes, durante um curto espaço de tempo, com isso corre-se o risco do material do vaso sofrer desgaste, por isso a inspeção NR13 é tão importante, e deve ser aplicada regularmente.
O teste hidrostático é aplicado para verificar a manutenção da segurança dos vasos compressores, depois de realizado é emitido o laudo de avaliação do equipamento. Segundo exige o Ministério do Trabalho, a inspeção deve ser realizada todos os anos em vasos novos ou usados, e a cada 5 anos deve ser realizado o teste completo.
Este teste deve ser realizado por um engenheiro Mecânico especializado em engenharia de Segurança do Trabalho.

É preciso se atentar ao enquadramento dos pulmões pequenos que suportam compressores alternativos de ar comprimido de pequeno porte. Ao adquirir um novo compressor, na etiqueta vem especificado Teste Hidrostático conforme a NR13, com isso o cliente muitas vezes acredita que o equipamento já está enquadrado na NR13. No entanto, é de extrema importância que seja realizada a Inspeção Inicial após a instalação do equipamento em loca definitivo.

Todos nós sabemos da importância de realizar as adequações conforme a NR13, e que a realização de uma inspeção rigorosa pode detectar falhas que possam vir ser a causa de graves acidentes. Precisamos estar atentos à aplicação das normas, e a qualquer alteração que o equipamento apresente, pois isso significa zelar por sua vida e dos colegas de trabalho. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de fazer alguma observação? Deixe seu comentário!
laudonr13