Conheça as Etapas da NR13 para Vasos de Pressão

Toda indústria que utiliza em suas atividades vasos de pressão devem ter em sua equipe funcionários treinados e capacitados para aplicar a NR13. Caso contrário, é necessário que um profissional seja contratado para realizar a inspeção NR13, e acompanhar a implementação das normas sempre que necessário. Para que as normas sejam aplicadas de forma correta, é preciso seguir algumas etapas. Você sabe quais são? Continue conosco e aprenda sobre as etapas da inspeção NR13 em vasos de pressão.

Etapas da inspeção

A NR13 determina que deve-se realizar as seguintes etapas:

1. Visita técnica para estabelecimento do cronograma de trabalho;
2. Verificação dos documentos dos equipamentos;
3. Inspeção visual dos equipamentos e instalações;
4. Estabelecimento de quais testes serão aplicados em cada vaso de pressão conforme as necessidades de cada um para a verificação das condições de segurança;

Testes que podem ser realizados em vasos de pressão

• Teste hidrostático: neste teste serão verificados a existência de vazamentos, rupturas e deformações.
• Teste líquido penetrante: teste realizado quando o equipamento tenha sofrido alguma alteração em sua estrutura nas regiões onde há soldas.
• Teste ultrassom: no teste ultrassom são feitas as medições de espessura da chaparia, através de um aparelho de ultrassom.

Cuidados que devem ser tomados na aplicação dos testes

Para que seja realizado o teste hidrostático, é necessário que o vaso de pressão esteja limpo e vazio. Também é necessário que exista um ponto de captação de água para encher o tanque.
O local onde serão realizados os testes, deve ser sinalizado e isolado com fita zebrada.
Deve ser realizada a emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Também deverá ser elaborado um laudo aprovando as condições técnicas de cada equipamento.
Deverá ser feita a abertura de registro de segurança, ou atualização do mesmo caso já exista.
Verificação ou atualização das placas de segurança de cada equipamento. O PMTA deverá ser feito ou recalculado de acordo com os novos resultados.
Quem deverá realizar os testes

Os vasos de pressão contém fluidos que operam sobre pressão interna ou externa, oferecendo risco de acidentes caso não seja manuseado de forma adequada. Por isso os testes devem ser realizados por profissionais habilitados e devidamente registrados junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, que baseado na NR13 e de acordo com os artigos 187 e 188 da CLT, o profissional irá fazer a análise do Livro de Manutenções e levantamento de dados da empresa, e a partir do que já consta fazer novos registros de testes e inspeções dos equipamentos.

Cumprir as etapas da inspeção NR13 é indispensável para garantir a validade e eficiência da mesma. Lembre-se que é a segurança dos funcionários que está em risco quando as normas não são cumpridas corretamente.
Tem alguma observação que gostaria de fazer, ou ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, e volte sempre para conferir as novidades!
laudonr13