Classificação dos Vasos de Pressão

Vasos de pressão são grandes reservatórios utilizados em indústrias, construídos de formas e materiais variados de acordo com a sua função final. Devido às características dos fluídos armazenados e pressão máxima de trabalho admissível, vaso de pressão pode oferecer grande risco.
Os vaso de pressão são divididos em classes e grupos de acordo com sua pressão e fluídos armazenados. Você sabe como são classificados os vasos de pressão? Continue conosco e aprenda as classificações dos vasos de pressão!

Grupos dos Vasos de Pressão

Os vasos de pressão são classificados de acordo com o potencial de risco em função do P.V, onde P é a pressão máxima em MPa e V é o seu volume em metros cúbicos.

Grupo 1: P.V ≥ 100

Grupo 2: P.V < 100 e P.V ≥ 30

Grupo 3: P.V < 30 e P.V ≥ 2,5

Grupo 4: P.V < 2,5 e P.V ≥ 1

Grupo 5: P.V < 1

Classes dos Fluídos dos Vasos

Os fluídos armazenados nos vasos são classificados da seguinte forma:

Classe A: Fluídos inflamáveis, combustíveis com temperatura superior a 200 ºC, fluídos tóxicos com com limite de tolerância inferior ou igual a 20 ppm, acetileno e hidrogênio.

Classe B: Fluídos tóxicos com limite de tolerância acima de 20 ppm, fluídos combustíveis com temperatura abaixo de 200 ºC.

Classe C: Gases asfixiantes simples, vapor de água, ar comprimido.

Classe D: Qualquer outro fluído que não se enquadre nas categorias citadas acima.
Identificarão dos Vasos de Pressão

Todos vasos de pressão devem apresentar em seu corpo em local visível, de fácil e legível, uma placa com as seguintes informações:

• Número de identificação;
• Fabricante;
• Ano de fabricação;
• Pressão de teste hidrostático de fabricação;
• Pressão máxima de trabalho admissível ;
• Código do projeto e ano de edição;

Toda vez que um vaso de pressão for instalado em ambiente fechado, deve-se seguir os seguintes requisitos:

a) Ter no local ao menos duas saídas amplas, bem sinalizadas e desobstruídas, dispostas em posições diferentes.
b) Oferecer acesso seguro e fácil para a realização de manutenção, inspeção e operação. No caso de guarda-corpos vazados, os vãos devem ter dimensões que não permitam a queda de pessoas.
c) Oferecer ventilação permanente, com entradas de ar que jamais sejam bloqueadas.
d) Oferecer iluminação adequada de acordo com a NR13.
e) Oferecer iluminação de emergência.

Conhecer a classificação dos vasos de pressão é indispensável para garantir a segurança de sua operação. Assim como garantir que o ambiente no qual o equipamento foi instalado, oferece toda estrutura necessária para garantir a segurança de todos.
Gostaria de fazer uma pergunta ou observação? Deixe nos comentários, e volte sempre para conferir as novidades sobre vasos de pressão!