Saiba a Importância do Laudo em Vasos de Pressão
Os vasos de pressão são equipamentos utilizados em indústrias, destinados a acumular e produzir vapor, sob pressão maior que a atmosférica. Nos vasos de pressão existem fluidos gasosos, sob pressão interna ou externa.
Por operarem exercendo grande pressão, os vasos oferecem riscos caso apresente alguma anormalidade ou se operados de forma incorreta. O objetivo principal do laudo em vasos de pressão é comprovar em livro específico, que o equipamento está operando em condições seguras.
Devem ser realizadas vistorias periódicas, com a realização da atualização do laudo dos vasos de pressão.
Veja a seguir algumas aplicações da NR13:
Inspeção em vasos de pressão
Existem 3 tipos de inspeção: Inicial, periódica e extraordinária.
• Inspeção inicial: deve ser realizada antes que o vaso entre em operação.
• Inspeção periódica: de acordo com a categoria em que o vaso de pressão se encontra, é determinado um espaço de tempo em que a inspeção periódica deverá ser realizada.
• Inspeção extraordinária: uma inspeção extraordinária deve ser realizada sempre que notar alguma necessidade, ou ao ser realizada alguma mudança no equipamento.
Enquadramento dos vasos de pressão à NR13
A NR13 estabelece alguns procedimentos obrigatórios em relação à segurança do trabalho na realização de instalação, fabricação, manutenção, operação e inspeção de vasos de pressão.
O enquadramento à NR13 dá-se quando as tomadas de decisões são baseadas com o objetivo de cumprir os requisitos legais. Durante a vistoria são realizadas, avaliação item à item, verificando a aderência à NR13.
Treinamento para a aplicação da NR13
Toda empresa que utiliza em suas operações vasos de pressão, precisa ter em seu quadro de funcionários alguém capacitado à aplicar a NR13. Caso isso não aconteça, a empresa precisará contratar o serviço para a aplicação da NR13.
Além do treinamento para capacitar funcionários a aplicar a NR13, há o treinamento para os funcionários que operam a caldeira.
O treinamento para operar caldeira é obrigatório.
Elaboração de prontuário
Todos os documentos que constituem o prontuário do equipamento, devem estar disponível para consulta sempre que necessário, também devem ser organizados de forma que fique fácil sua interpretação.
Caso o prontuário seja danificado ou extraviado, deverá ser reconstituído pelo responsável.
A NR13 foi criada pelo Ministério do Trabalho para padronizar as inspeções e utilização dos vasos de pressão, trazendo mais segurança aos funcionários e vida útil mais longa aos equipamentos. Investir no treinamento dos funcionários e na segurança de todos é dever de toda empresa.
Quer fazer alguma observação ou tirar uma dúvida? Participe dos comentários, teremos imenso prazer em ajudá-lo!